quarta-feira, 21 de julho de 2010

Explicações, formatura e nivel técnico


Bom, estou a algum tempo sem postar e recebi reclamações de que não tem posts novos no blog. Eu fiquei feliz, porque confesso que havia desistido do blog e só pensei em continuar no vlog. Mas vendo que pelo menos alguém está lendo o blog, isso me motiva a continuar escrevendo.
O motivo por eu não ter postado esses dias, é que amanhã vou me formar como técnico em eletricidade, e alguns dias antes da formatura sempre têm aquela correria toda pra se aprontar, achar terno, cortar cabelo, ensaiar a formatura e etc. Mas eu estou feliz! Porque é mais um passo que eu tô dando na minha vida, na verdade, é o primeiro passo e eu espero que assim continue até eu não ter mais pés para andar.
Mas vendo a minha situação, como formando de um curso técnico, isso me leva a pensar em como o Brasil encara o nível técnico. O Brasil precisa de mão-de-obra qualificada, principalmente técnica! Pois numa obra, existe um engenheiro responsável e vários técnicos mantendo o trabalho funcionando. Os de nível superior são sempre chefes de uma equipe técnica, então isso me leva a crer que a maior carência do Brasil é de mão-de-obra técnica.
Mas como podemos nos contentar em ser técnicos se isso não é o suficiente pra termos um padrão de vida elevado? No país onde se paga mais impostos no mundo, ganhar dois ou três mil não é muita coisa. Então temos que correr e chegar ao nível superior, pra podermos ter a vida que nós queremos ter. Hoje o Brasil carece de engenheiros, daqui a uns anos quando houver milhares de engenheiros, o Brasil vai estar saturado de engenheiro e vamos ter engenheiros fazendo trabalho técnico, assim como temos em outros cursos. Falo de engenharia porque é a área que eu pretendo seguir. Enfim, é mais uma incoerência brasileira. Enquanto isso não se resolve, temos que estudar pra passar no vestibular!

PS. Eu sinceramente achava que ninguém lia o blog. Já que você lê... comente, pra sairmos do monólogo e passamos pro diálogo. Veja os videos do Vlog e comente lá também. Abraço.

Jason Macedo

Nenhum comentário: